domingo, 13 de outubro de 2013

Azeitona

Estamos a aproximarmo-nos da época da apanha das azeitonas, achei oportuno fazer uma pesquisa sobre o assunto.
Sua coloração varia do verde aos tons acinzentados, dourado, castanho-claro, roxo ou preto. Quanto mais escuro mais tempo o fruto maturou no pé.
Cerca de 25% de sua composição é azeite de oliveira. E como todos os óleos vegetais não contém colesterol sendo rico em ácidos graxos insaturados que são benéficos para incrementar os níveis do "bom colesterol" (HDL). Apesar de benéfica a azeitona contém gordura, tornando-a muito calórica. Nutricionistas recomendam consumir o fruto moderadamente como aperitivo ou acrescentá-lo a pratos com carnes, massas, saladas, etc.
Quando própria para consumo a azeitona retirada do pé precisa ser processada. Um dos processos utilizados é próprio da região do Algarve e dá origem às azeitonas de sal.
Azeitonas de sal forma de preparo das azeitonas na região do Algarve. Como se sabe este fruto não é doce e utilizado como petisco ou como tempero, porém antes de seu consumo necessita-se curti-lo ou processa-lo para remoção do amargor característico.
Uma das formas de processar a azeitona é deixá-la imersa em água durante vários dias, porém no Algarve acrescenta-se sal de cozinha a água da curtimenta. Para a azeitona não ficar salgada é depois passada por água a ferver e novamente imersa em água e finalmente temperada com ervas aromáticas e demais especiarias.
Uma outra forma de consumir o fruto pode ser através de seu processamento em azeite de oliva, onde o fruto é prensado dando origem ao sumo.
O azeite é um produto alimentar produzido a partir da azeitona.
Um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea, regular na dieta mediterrânea. Presente nos dias atuais em grande parte das cozinhas é muito benéfico para a saúde e adiciona aos pratos um sabor e aroma peculiares.
Cada 100 gramas de azeitonas verdes em conserva contém:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Azeitona

5 comentários:

  1. Atenção ás pessoas com tenção arterial alta, ou com tendência para subir; cuidado com as azeitonas elas são muito saborosas, mas fazem subir a T:A:
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Querida Diamantina, gostei de saber isso tudo sobre as azeitonas. São deliciosas, mas, não se pode mesmo exagerar no seu consumo, por causa do sal. Beijo e boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Li sua postagem muita coisa desconhecia refente a azeitona
    gosto de colocar azeitonas em quase todos os pratos salgados.
    O maração com carne moída coloco azeitona preta e verde .
    Eu não imagino uma maionese sem azeitonas.
    Agora vou ter que me policiar nisso e muito
    não existe pressão que não fique alta diante do sal.
    Embora coloque muito pouco mesmo assim quanto menos melhor.
    Obrigada pelo conselho tão util.
    Tenha uma abençoada semana.
    Foi um prazer conhecer e seguir seu blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Evanir,gostei muito da sua visita.
      Também a vou seguir
      Abraço

      Eliminar

Muito obrigado pelo comentário
Volte sempre
Dia